Você sabe como as ferramentas do Lean podem tornar sua jornada mais eficiente?
Com a utilização da melhoria contínua para resolução de problemas e eliminação de desperdícios, as ferramentas Lean são indispensáveis no trabalho.
E são essas ferramentas que, ao serem aplicadas com orientação e de maneira correta garantem que a implantação da metodologia Lean tenha êxito.
O grande foco é a identificação do caminho crítico do processo, porque são eles que, podem atrasar uma entrega. O atraso no prazo de entrega para o cliente pode ser desastroso para a imagem da empresa.
Fazendo com que as atividades se tornem visíveis a todos podemos gerenciar quais são as atividades que agregam valor e quais devem ser eliminadas.
As ferramentas trazem os resultados que o processo está realizando no momento e estes podem ser mapeados em diferentes fases, a partir de sua análise, podem ser obtidas diversas melhorias de processo ou no desenvolvimento de serviços.
Agora vamos ver algumas das principais ferramentas do Lean
- 5S
- Kaizen (Continuous Improvement)
- Kanban (sistema de tração)
- KPIs (Key Performance Indicators)
- PDCA (Plano, Do, Check, Act)
- Poka-Yoke (Teste de erro)
- Análise de causa raiz
- Redução de Tempo de Setup (SMED)
- Objetivos e Metas (SMART)
- Trabalho padronizado
- Takt Time
- Manutenção Produtiva Total (TPM)
- Mapeamento de fluxo de valor
- Muda (Waste)
Estas ferramentas são amplamente utilizadas e poderão ser adotadas independentemente ou em conjunto, inclusive com outras de acordo com a necessidade e área a ser implantada, sendo indicadas de acordo com suas necessidades e poderão ser adaptadas.